Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Cidesasul Discute Implantacao Do Servico De Inspecao Municipal Em Nova Brasilandia

Cidesasul discute implantação do Serviço de Inspeção Municipal em Nova Brasilândia

Publicado em 21 de junho de 2018

Cidesasul discute implantação do Serviço de Inspeção Municipal em Nova Brasilândia

Foto: Assessoria

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, social e Ambiental da Região Sul realizou uma reunião técnica entre os produtores da Agricultura Familiar e Prefeitura Municipal de Nova Brasilândia, via secretaria de Agricultura, para discutiu a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O evento ocorreu na ultima quarta-feira (20), na sala de reunião da secretaria de Educação.

No período da manhã, o médico veterinário Carlos Eduardo Vasconcellos Ribeiro, disponibilizado pelo Consórcio expôs aos presentes, sobre os passos para estarem produzindo de acordo com as regras do Serviço de Inspeção Municipal e adquirindo assim o selo de origem animal ou vegetal, a legalização junto à secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), bem como o interesse da Prefeitura pelos produtos da agricultura familiar.

A prefeita Marilza Augusta de Oliveira agradeceu o Consórcio e disse que a ação irá facilitar nos tramites legais e adequação dos locais de fabricação dos produtos.

"Agradecer o Consórcio na pessoa do presidente Alexandre Russi e do secretário Executivo Rosandro Moura, que estão ajudando os produtores da agricultura familiar na implantação do SIM. Tenho certeza de que a legalização dos produtos vai fomentar a agricultura familiar no município. Faremos o que for possível para que isso aconteça”, enfatizou a prefeita.

Marilza ressaltou ainda que o papel do executivo é oferecer meios para que todos possam vender os seus produtos, e também incentivar para que participem do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e, principalmente, do Compra Direta.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Rodrigo Souza da Silva “a reunião realizada foi de suma importância para a atualização do SIM de Nova Brasilândia, para obtermos eficiência na legalização da comercialização dos produtos de origem animal e vegetal”, explica o secretário.

Para o médico veterinário Carlos Eduardo Vasconcellos Ribeiro com a contribuição do Consórcio na estruturação do SIM, todos ganham, pois terá diversas atividades no município legalizadas.  

“Louvável a ação do Consórcio em ajudar Nova Brasilândia na implantação do SIM. Ganha o produtor que poderá ofertar seus produtos de origem animal, legalizados e também aumentar sua renda, e assim ajudando o município a fomentar sua economia e  e suprir as necessidades de alimentos inspecionados, saudáveis e seguros", afirmou.

Também participaram da reunião o representante do Consórcio Daniel Farias, os vereadores Antomar Cristian, presidente do Legislativo e Nilton Arlindo, 1º secretário. Ao final do encontro realizado ficou acordada uma visita in loco nas propriedades rurais que produzem produtos de origem animal.

O SIM é um programa da SAA responsável por fiscalizar, em estabelecimentos de pequeno e médio porte, os alimentos de origem animal e todos os seus derivados. Os produtos sob inspeção são marcados com um selo oficial, permitindo que os consumidores reconheçam que o alimento é seguro e a fabricação foi inspecionada. Essa regulamentação municipal protege, ainda, o direito do consumidor e da agroindústria local.

Fonte: Assessoria





CIDESASUL

Av. Presidente Dutra, S/N - Centro
São Pedro da Cipa - MT - CEP 78835-000
cidesasul@hotmail.com

Política de Privacidade      Política de Cookies

2025 © Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental da Região Sul - Mato Grosso