Política de Privacidade Política de Cookies
2025 © Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental da Região Sul - Mato Grosso
Publicado em 21 de junho de 2018
Foto: Assessoria
O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, social e Ambiental da Região Sul realizou uma reunião técnica entre os produtores da Agricultura Familiar e Prefeitura Municipal de Nova Brasilândia, via secretaria de Agricultura, para discutiu a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O evento ocorreu na ultima quarta-feira (20), na sala de reunião da secretaria de Educação.
No período da manhã, o médico veterinário Carlos Eduardo Vasconcellos Ribeiro, disponibilizado pelo Consórcio expôs aos presentes, sobre os passos para estarem produzindo de acordo com as regras do Serviço de Inspeção Municipal e adquirindo assim o selo de origem animal ou vegetal, a legalização junto à secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), bem como o interesse da Prefeitura pelos produtos da agricultura familiar.
A prefeita Marilza Augusta de Oliveira agradeceu o Consórcio e disse que a ação irá facilitar nos tramites legais e adequação dos locais de fabricação dos produtos.
"Agradecer o Consórcio na pessoa do presidente Alexandre Russi e do secretário Executivo Rosandro Moura, que estão ajudando os produtores da agricultura familiar na implantação do SIM. Tenho certeza de que a legalização dos produtos vai fomentar a agricultura familiar no município. Faremos o que for possível para que isso aconteça”, enfatizou a prefeita.
Marilza ressaltou ainda que o papel do executivo é oferecer meios para que todos possam vender os seus produtos, e também incentivar para que participem do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e, principalmente, do Compra Direta.
Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Rodrigo Souza da Silva “a reunião realizada foi de suma importância para a atualização do SIM de Nova Brasilândia, para obtermos eficiência na legalização da comercialização dos produtos de origem animal e vegetal”, explica o secretário.
Para o médico veterinário Carlos Eduardo Vasconcellos Ribeiro com a contribuição do Consórcio na estruturação do SIM, todos ganham, pois terá diversas atividades no município legalizadas.
“Louvável a ação do Consórcio em ajudar Nova Brasilândia na implantação do SIM. Ganha o produtor que poderá ofertar seus produtos de origem animal, legalizados e também aumentar sua renda, e assim ajudando o município a fomentar sua economia e e suprir as necessidades de alimentos inspecionados, saudáveis e seguros", afirmou.
Também participaram da reunião o representante do Consórcio Daniel Farias, os vereadores Antomar Cristian, presidente do Legislativo e Nilton Arlindo, 1º secretário. Ao final do encontro realizado ficou acordada uma visita in loco nas propriedades rurais que produzem produtos de origem animal.
O SIM é um programa da SAA responsável por fiscalizar, em estabelecimentos de pequeno e médio porte, os alimentos de origem animal e todos os seus derivados. Os produtos sob inspeção são marcados com um selo oficial, permitindo que os consumidores reconheçam que o alimento é seguro e a fabricação foi inspecionada. Essa regulamentação municipal protege, ainda, o direito do consumidor e da agroindústria local.
Fonte: Assessoria
Política de Privacidade Política de Cookies
2025 © Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental da Região Sul - Mato Grosso