Política de Privacidade Política de Cookies
2025 © Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental da Região Sul - Mato Grosso
Publicado em 16 de abril de 2018
Foto: Divulgação / Reprodução
O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da Região Sul de Mato Grosso – Cidesasul – participou do Seminário para discutir a recém-criada Universidade Federal de Rondópolis (UFR), organizado pelo Senado Federal e articulado pelo relator do projeto de criação (Lei 13.637/2018), senador Wellington Fagundes. O encontro aconteceu na sexta-feira (13/04), onde estiveram presentes diversas autoridades, entre elas o ministro do Transporte, senadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, comunidade acadêmica e sociedade civil organizada.
Depois de 10 anos de luta e tramitação no Congresso Nacional, a Lei 13.637, que cria a segunda instituição federal de ensino superior do Estado de Mato Grosso, por desmembramento de Câmpus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), foi sancionada pela Presidência da República e publicada no Diário Oficial da União (DOU). A Lei também prevê a criação de cargos de docentes e de técnicos-administrativos para a composição de seu quadro de pessoal. A transição será feita de modo gradual e orientada.
Segundo a pró-reitora do Câmpus de Rondonópolis, professora Analy Castilho Polizel de Souza, o objetivo dessa ação do Senado Federal é “discutir a nova universidade e fazer um planejamento de forma vocacional”. Ao reforçar a importância da criação de uma nova Universidade Federal em Mato Grosso, a pró-reitora disse que “aumenta a possibilidade do ensino superior público gratuito e de qualidade e eleva as possibilidades para nosso Estado”.
Na condição de relator do projeto no Senado, Wellington Fagundes, reforça que é necessário buscar a consolidação da UFR de forma diferenciada, com a participação efetiva da sociedade organiza da que terá papel fundamental, por meio da efetivação do Conselho Diretor, o qual o Cidesasul fará parte juntamente com demais representantes da universidade, dos entes políticos como prefeitura e câmara de vereadores.
“Aos acadêmicos, pais, mestres e tutores, fica a certeza de que a UFR trará mais desenvolvimento para a região, participando das atividades de desenvolvimento do Sul e Sudeste, agindo em especial pela melhoria de vida da população, da formação política de nossos futuros lideres, preparando as novas gerações para os desafios que o desenvolvimento sugere”, frisou Fagundes.
O presidente do Cidesasul, prefeito de São Pedro da Cipa, Alexandre Russi, ressaltou a importância do seminário, capitaneado pelo senador Wellington, que não mediu esforços para que a criação da Universidade Federal de Rondonópolis, a qual na realidade é a universidade da Região Sul e Sudeste do Estado de Mato Grosso.
“O senador solicitou que fosse cedida essa cadeira ao Consórcio, porque representando os municípios vamos contribuir com as demandas. A cadeira que o consórcio terá no Conselho Diretor da UFR terá como principal função de auxiliar no levantamento de informações, das demandas e os cursos que necessitam na região”, explicou Russi.
Na ocasião, o presidente do consórcio Cidesasul assinou um convênio com a representante da TEC Cursos e Treinamentos Educacionais, Elsandra Curvo, oq aul irá capacitar 200 professores da rede municipal de ensino dos dez municípios consorciados (Campo Verde, Dom Aquino, Jaciara, Juscimeira, Itiquira, Pedra Preta, Nova Brasilândia, Santo Antônio do Leste, São Pedro da Cipa e Poxoréu).
Fonte: Assessoria de Imprensa
Política de Privacidade Política de Cookies
2025 © Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental da Região Sul - Mato Grosso