Presidente do CIDESASUL ressalta sanção da nova lei do SUSAF para os pequenos produtores de MT

Publicado em 22 de agosto de 2019

Presidente do CIDESASUL ressalta sanção da nova lei do SUSAF para os pequenos produtores de MT

Foto: Noticiatododia

O prefeito de São Pedro da Cipa (a 150 quilômetros de Cuiabá), Alexandre Russi do PR, ressaltou a importância da nova lei do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (SUSAFMT) para a região Sul de Mato Grosso. A lei foi sancionada na manhã de hoje (22), pelo governador Mauro Mendes (DEM), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, na presença de representantes de associações produtivas, vários pequenos produtores e personalidades politicas mato-grossenses.

O SUSAFMT é o selo de qualidade de segurança sanitária, que os produtores de Mato Grosso e, em especial, os da região Sul, tanto almejavam para assegurarem a comercialização, além dos 11 municípios, que congregam o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da Região Sul de Mato Grosso (CIDESASUL-MT), que é presidido por Alexandre Russi.

“O atual governo vem demonstrando que as políticas públicas direcionadas para a população de menor poder aquisitivo podem se tornar realidade. O governador tem feito com que o Estado saísse da burocracia. É o estilo de gestão adotada por nós da região Sul, que já deu certo para todo o Mato Grosso”, destacou o prefeito.

A lei inicial é de autoria do ex-deputado José Domingos Fraga, mas foi resgatada pela atual vice-presidente Janaína Riva (MDB) e reapresentada ao governador Mauro Mendes com estudos de viabilidade para ser sancionada.

O SUSAFMT tem por objetivo, simplificar a comercialização de produtos da agricultura familiar em todo o Estado, desejo antigo dos produtores familiares. Antes, os agricultores familiares que produzem queijos artesanais, legumes em conserva, frangos caipira, mel, rapadura, por exemplo, não podiam vender para o mercado formal por falta da certificação emitida pelo poder público. Com a nova lei, o agricultor familiar abandona o mercado informal e garante a procedência e a qualidade sanitária para melhor atender a sociedade. 

Enquanto a lei não era sancionada, as cidades que compõem o CIDESASUL-MT contavam o selo da região Sul criado para facilitar a comercialização dos produtores que fazem parte do consórcio. “Não estavam atuando de forma confortável, mas é o que nos fazia movimentar a região, enquanto aguardávamos o SUSAF se tornar a lei que foi sancionada pelo governador”, afirmou Russi, que também encontra respaldo no primeiro-secretário, Max Russi (PSB) e do presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM).

“Por muito tempo vimos o projeto emperrado nas gestões anteriores no legislativo e passamos a ver a atual administração legislativa dando celeridade junto ao governo para aprovar a lei que atenderá a todos os produtores mato-grossenses. Todos os produtores necessitavam desse apoio”, afirmou o prefeito.

Fonte: Notíciatododia





CIDESASUL

Av. Presidente Dutra, S/N - Centro
São Pedro da Cipa - MT - CEP 78835-000
Telefone: +55 66 3418-1203
contato@cidesasul.com.br

2020 © Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental da Região Sul - Mato Grosso